Introdução

Caro leitor, não se aproxime de Gênesis como se estivesse lendo um livro qualquer. Creia que você está diante das Escrituras Sagradas. Embora seja normal pesquisar muito para conhecer melhor este livro, nunca esqueça de estar sensível à iluminação do Espírito de Deus. Leia com temor, leia sedento em conhecer as experiências e revelações que Gênesis nos oferece.


O livro conhecido como Gênesis, é um dos cinco volumes do Pentateuco ou Lei . É conhecido como um dos livros de Moisés. O termo Gênesis, não consta no original. O nome do livro, era as primeiras palavras do próprio livro. Gênesis seria conhecido como: No princípio... Na Septuaginta ( LXX ), nota-se a inclusão de Gênesis.

Os acontecimentos desde a criação até Gênesis 50, deram-se entre: 4004 a.C até 1606 a.C. Há quem defenda não 4004 e sim 3975 a.C até 1606 a.C.  Acredita-se então que os acontecimentos de Gênesis, da Criação ( Humanidade ) até o final da era dos patriarcas se deu neste período. Questões de longevidade, genealogias abertas ou fechadas e posicionamento da história sobre milhares de anos antes da criação do homem, serão tratados neste blog.

Embora neste blog você encontre uma divisão com fatos importantes e tópicos mais procurados do livro de Gênesis, será muito bom se você criar um pequeno esboço em sua mente para facilitar uma memorização panorâmica do livro. Não precisa criar um esboço longo, crie um esboço simples. Veja este exemplo:   

Criação
Imagem e Semelhança de Deus
Pecado
Queda do Homem
Dilúvio
Torre de Babel
Abraão 
Isaque
Jacó
José

Não precisa ser exatamente este modelo, mas crie um pequeno esboço para você  adquirir uma visão panorâmica do livro.
Uma divisão que precisa permear qualquer esboço é que GN. 1-11 trata-se de assuntos mais complexos  e GN. 12-50 trata-se de uma história cronológica, geograficamente clara, etc.
Você vai encontrar neste blog tópicos específicos sobre questões geográficas e arqueológicas, mas mesmo assim, desde já ressalto que em Gênesis você perceberá a presença da Mesopotâmia, Babilônia, da Assíria, do Egito, etc. Sendo assim, conhecer um pouco da cultura destes impérios será muito  importante.

Destaco também que embora as histórias de Gênesis tenham acontecido em épocas específicas, em nossa leitura e vivência nos é permitido experienciá-las. A história de Adão e Eva, juntamente com a queda, pode se tornar diariamente nossa experiência, assim como tornou-se para Caim.




Enquanto muitos colocam a criação como obra do acaso, para nós, os que cremos, sabemos que o sol, a lua, a terra, as águas, a vegetação, os animais, o homem e a mulher, foram criados pela sabedoria e poder de Deus. Com certeza Deus quis dividir conosco Sua bondade, Seu amor!